Como são feitas as tatuagens?

Última atualização:

Milenares, as tatuagens acompanham o homem desde o inicio dos tempos, sendo que os primeiros registros de pessoas tatuadas datam de aproximadamente 3000 a.C, muito tempo né? Acredita-se que nessa época as tatuagens eram feitas a partir da fricção de carvão em cortes verticais na pele. Ainda bem que a coisa mudou – e muito – de figura.

Hoje em dia não se usa mais carvão, tampouco cortes na pele para se fazer tatuagens. Mas afinal, como as tatuagens são feitas então? Atualmente os tatuadores contam com aparelhos e produtos sofisticados e tecnológicos para tatuar a pele humana.

A tatuagem nada mais é do que uma dermopigmentação, ou seja, fixação de pigmentos coloridos nas camadas subcutâneas da epiderme através do uso de agulhas. E como se deposita tinta na pele por meio de agulhas, você deve estar se perguntando.

O responsável por isso é um cara chamado Samuel O’Reilly, um tatuador nova iorquino que desenvolveu o primeiro aparelho elétrico capaz de tatuar a pele humana. Essa maquininha, utilizada até hoje pelos tatuadores, conta com em uma agulha descartável que deposita os pigmentos, geralmente de origem mineral, de forma homogênea e gradativa na pele.

A qualidade da tinta utilizada no processo da tatuagem é de extrema importância para o resultado final da arte, sendo que, inclusive, a qualidade da tinta pode determinar o grau de dificuldade de remover a tatuagem no futuro. Ou seja, quanto melhor a tinta mais difícil será uma possível remoção. Mas, atenção, isso não quer dizer que você vai abrir mão de um produto de qualidade, apenas que avaliará com mais cautela o tipo de arte que reproduzirá no corpo.

Passo a passo de uma tatuagem

A primeira etapa no processo de se fazer uma tatuagem é preparar a região do corpo onde o desenho será marcado. Essa preparação inclui a raspagem ou depilação dos pelos e a desinfecção do local com álcool e algum antisséptico.

Em seguida é possível optar por aplicar uma pomada anestésica na região para diminuir o desconforto e a dor provocada pelas agulhas. Mas existe uma grande polêmica aqui. Muitos tatuadores se recusam a utilizar pomadas anestésicas na pele antes de realizar a tatuagem porque as substâncias químicas presentes nesses produtos podem alterar a cor da tinta. Vale lembrar também que não existe pomada anestésica especifica para tatuagem, o que normalmente se utiliza são pomadas usadas em procedimentos dermatológicos superficiais, que apenas adormecem o local temporariamente. Outro detalhe muito importante é que nenhum tatuador ou estúdio de tatuagem possui autorização para usar anestesias injetáveis, uma vez que essas substâncias são de uso restrito da medicina em ambientes hospitalares. Ou seja, por enquanto não tem jeito: tatuagem dói e dependendo da região, dói muito. O jeito é encarar a dor para poder ter aquela arte que você sempre sonhou.

Com ou sem pomada, o tatuador transfere para a pele o desenho feito previamente em um papel. Nesse momento, a pessoa tem a oportunidade de visualizar com mais clareza se é aquilo mesmo que ela deseja, por que depois não tem mais jeito.

Depois da aprovação do desenho, o tatuador começa a tatuagem pelo contorno e depois passa para as áreas de preenchimento e coloração. Dependendo da região do corpo e do tamanho do desenho, a tatuagem pode levar mais de uma sessão para ser terminada. Esses detalhes, inclusive, refletem no preço final da tatuagem.

Cuidados com a tatuagem

Tatuagem pronta, só alegria, não é mesmo? Não! Aqui começam os cuidados fundamentais para que a sua tatuagem fique linda para sempre. Comece evitando a ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, peixes e frutos do mar, carne de porco, chocolate e pimenta. Todos eles podem ser potenciais causadores de alergias na pele e podem prejudicar e retardar o processo de cicatrização da pele.

Outro cuidado importante é utilizar filme plástico sobre a pele recém tatuada. Na hora do banho, lave a tatuagem com água e sabão neutro, mas sem fazer fricção, de modo leve e delicado.

Existem algumas pomadas que podem ser usadas sobre a tatuagem para melhorar a cicatrização da pele. Vale a pena apostar em uma.

Essas dicas valem também para quem está entre uma sessão e outra da tatuagem. Tenha todos esses cuidados entre as sessões e após a conclusão da tatuagem.