Como cuidar da tatuagem? Descubra 8 dicas essenciais para seguir

Última atualização:

Fazer uma tatuagem não é tão simples como parece. Apesar do traçado ficar muito bonito na pele, logo após fazê-lo é preciso tomar alguns cuidados e saber como cuidar da tatuagem recém feita.

Pense que é como ter um machucado na pele, afinal houve contato de uma agulha para fazer o desenho ou escrever a frase que você escolheu. Para o seu corpo é como se você tivesse uma queimadura seguida de corte e por isso é tão importante ter os devidos cuidados com a sua tatuagem.

Como cuidar da tatuagem nova

1. Use o plástico filme pelo tempo recomendado

O plástico filme que o tatuador coloca na sua pele após terminar a tatuagem tem a intensão de evitar que bactérias e outros microrganismos entrem em contato com a região, que se encontra bastante machucada.

A maioria das pessoas se pergunta sobre o plástico da tatuagem e quanto tempo precisa ficar com ele. Em média é preciso manter essa proteção por apenas vinte e quatro horas, mas tudo depende do desenho que foi feito. Então se o tatuador orientar você a trocar o plástico nos próximos dias e continuar o utilizando, siga a risca o que foi dito.

2. Higienize a tatuagem corretamente

Se você está tentando entender como cuidar de uma tatuagem colorida ou em preto e branco saiba que terá que redobrar seus cuidados com a higiene. A região em que o desenho se encontra deve ser lavada com sabonete neutro e água em temperatura ambiente, no máximo morna.

Nos primeiros dias é recomendado lavá-la de duas a três vezes, para evitar contaminação. Depois pode focar na limpeza apenas durante o banho, mas sempre tendo o cuidado com a temperatura da água. O ideal é apostar nos sabonetes antibacterianos.

3. Hidrate sua pele

Hidratação é muito importante para quem acaba de tatuar a pele, inclusive uma etapa indispensável de na hora de dormir. Todos os dias após o banho ou antes de dormir é recomendado passar um creme hidratante. Mas opte por aqueles que não tem perfume e são antialérgicos. Quanto mais simples melhor.

Aplique uma boa camada de creme e deixe que a pele absorva sozinha. Se você não pretende usar creme cicatrizante pode usar o hidratante mais vezes ao dia. Caso contrário reveze entre os dois.

Depois de uma semana você vai sentir a tatuagem menos dolorida se cuidou dela corretamente. Passe a contar apenas com o creme de hidratação e aplique generosamente sobre a tatuagem. O ideal é manter esse cuidado sempre, sendo inclusive uma dica de para não desbotar.

4. Use creme cicatrizante

Qual pomada usar na tatuagem? Essa provavelmente é uma das suas dúvidas. O indicado é apostar nos cremes cicatrizantes, que vão ajudar a prevenir infecções e garantir que a tattoo cicatrize mais rapidamente.

Nos primeiros dias, se ainda estiver usando o plástico filme, aplique logo após o banho e antes de trocar o plástico. Depois continue a passar a pomada, mas deixe que a pele respire. Aplique camadas generosas, inclusive se quiser passar pomada na tatuagem descascando.

Quando o desenho começa a descascar – e vale comentar que isso não acontece com todas as pessoas – é sinal de que já está cicatrizando, mas precisa de mais hidratação. A pomada cicatrizante ajuda a concluir o processo e evita a famosa coceira.

5. Evite roupas justas

Dependendo do local em que foi feita a tatuagem o melhor é evitar roupas justas. Se você quer saber como cuidar de uma tatuagem no pé, lembre-se de não usar sapatos apertados. O motivo disso? Roupas e sapatos muito justos ficam roçando na tatuagem e como você já sabe, ela é como um machucado.

O resultado disso é que a tattoo pode inflamar e até mesmo ficar com pus. O que significa que a cicatrização vai demorar ainda mais. É melhor prevenir então, apostando nas roupas e calçados mais largos.

Vai precisar usar algo que vai roçar na tatuagem? Aplique um pouco de pomada cicatrizante e coloque o plástico filme na região para deixá-la mais protegida.

6. Não coce a tatuagem

Tenha em mente que a coceira vai aparecer e você vai precisar estar preparado se quer entender melhor como cuidar de uma tatuagem descascando. Sempre que sentir coceira na região, aplique um pouco de creme hidratante. Inclusive se você hidratar com frequência sua tattoo, dificilmente vai se incomodar com a coceira.

7. Evite exposição ao sol

Tomar sol não é indicado para quem acabou de fazer tatuagem. O melhor é passar bastante protetor solar e proteger a parte do corpo em que você fez o desenho. Quem tem uma tatuagem no ombro pode apostar em camisetas com manga e evitar as regatas sempre que for sair.

Agora se você precisa entender como lidar com uma tatuagem durante o inverno, saiba que sua grande preocupação será apenas se tiver tatuagens nas mãos, pescoço ou outro lugar que fique exposto. Se pegar um dia de sol, mesmo que frio, passe protetor solar na sua tatuagem.

O sol resseca a pele, que já está machucada e por isso o melhor é ficar longe dele.

8. Evite praia e piscina

Você está pensando em ir para o litoral e por isso quer saber como cuidar da tatuagem na praia? Bom, saiba que não é recomendado tomar banho de sol e muito menos entrar no mar por pelo menos trinta dias. Então se você acaba de fazer uma tatuagem terá que arranjar outro jeito de aproveitar a praia – ou cuidar para não molhar e expor o desenho ao sol.

O mesmo é válido no caso das piscinas. O ideal é ficar longe delas. Não é que você não possa molhar a tatuagem, mas mar e piscinas são locais em que várias pessoas se banham e há risco de você contaminar sua pele e desenvolver uma infecção antes da completa cicatrização da tatuagem. E isso ocorre em média um mês depois de você ter se tatuado. Em uma semana não há mais dor e incômodo, mas sua pele ainda está machucada e cicatrizando.

Referências médicas e links interessantes

  1. Tattoo aftercare tips – Medical News Today
  2. How to take care of your tattoo – Webmd
  3. Tattoo aftercare: what you need to know – Healthline
  4. Question from practice: can you help with tattoo aftercare? – The Pharmaceutical Journal